Copyright 2019 - Custom text here

A ACLUG surgiu a partir de necessidades urgentes de Lojistas e Usuários da Galeria dos Estados, vitimados pela falta de cuidados públicos no local. 

O que dava margem a atitudes oportunistas de pessoas que se habituaram a tratar o patrimônio comunitário como se fosse privado.

Percebendo que o desrespeito à coisa pública não ocorria apenas na Galeria dos Estados, os fundadores concluíram que a solução seria juntar forças de lojistas e usuários e criar uma Associação de Cidadãos dispostos a mobilizar a sociedade no sentido de participar mais ativamente das discussões que tratam da formulação de políticas públicas que afetam diretamente o dia-a-dia da população urbana, onde quer que ela se encontre.

Daí surgiu a ACLUG, uma entidade que tem na Galeria dos Estados seu principal laboratório de trabalho, mas não se restringe a ela pois defende prerrogativas constitucionalmente tuteladas. Como o direito ao uso democrático das cidades, amparado pelo art.182 da Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelo Estatuto das Cidades (Lei Federal 10.257 de 2001).

Nesse contexto, os idealizadores e fundadores, que já atuavam no local há cerca de 30 anos, decidiram formalizar a ACLUG em fevereiro de 2009. Desde então, embora algumas batalhas tenham se perdido, muitas conquistas foram alcançadas. Nossa luta, assim como nossa história, se desenvolve no dia-a-dia.

Pesquisar

f t g